Regras – jogos paintball

CAPTURAR A BANDEIRA

Descrição:

Este é um dos jogos de paintball mais jogados em todo o mundo.

Requisitos:

– duas equipas
– duas bandeiras
– duas bases
– um campo com alguma simetria

Tempo sugerido:

20 minutos

Regras:

– as bandeiras são colocadas na base de cada uma das equipas
– todos os jogadores devem iniciar o jogo na sua respectiva base e só poderão sair após o inicio do jogo
– os jogadores que são atingidos estão automaticamente eliminados do jogo e devem sair do campo o mais rápido possível
– se um jogador é eliminado quando transporta a bandeira, deve largá-la imediatamente no local onde foi atingido
– os jogadores que forem eliminados não podem dar qualquer tipo de indicação aos jogadores que ainda se encontram em jogo

Objectivo:

– capturar a bandeira da equipa adversária e transportá-la para a outra base.


BLACKJACK

Descrição:

O Blackjack é bastante similar ao Capture the Flag, mas com a particularidade de a cada jogador serem apenas atribuidas 21 bolas.

Este jogo é ideal quando se pretende misturar diversos tipos de marcadores. A vantagem de uma semi-automática fica bastante reduzida neste jogo, devido ao número de bolas utilizado.

Requisitos:

– duas equipas
– duas bandeiras
– duas bases
– um campo com alguma simetria

Tempo sugerido:

20 minutos

Regras:

– a cada jogador são atribuidas apenas 21 bolas
– os jogadores não podem partilhar as suas bolas
– quando um jogador gastar todas as suas bolas fica automaticamente fora do jogo
– as bandeiras são colocadas na base de cada uma das equipas
– todos os jogadores devem iniciar o jogo na sua respectiva base e só poderão sair após o inicio do jogo
– os jogadores que são atingidos estão automaticamente eliminados do jogo e devem sair do campo o mais rápido possível.
– se um jogador é eliminado quando transporta a bandeira, deve largá-la imediatamente no local onde foi atingido
– os jogadores que forem eliminados não podem dar qualquer tipo de indicações aos jogadores que ainda se encontram em jogo

Objectivo:

– capturar a bandeira da equipa adversária e transportá-la para a outra base.


ELIMINAR O CAPITÃO

Descrição:

Este jogo permite às equipas experimentarem diversas tácticas de ataque/defesa.

Requisitos:

– duas equipas
– duas bases

Tempo sugerido:

20 minutos

Regras:

– um elemento de cada equipa é seleccionada para ser o Capitão
– o capitão tem de permanecer todo o jogo na sua base
– todos os jogadores devem iniciar o jogo na sua respectiva base e só poderão sair após o inicio do jogo, há excepção do Capitão
– perde a equipa cujo Capitão for eliminado primeiro
– os jogadores que são atingidos estão automaticamente eliminados do jogo e devem sair do campo o mais rápido possível
– os jogadores que forem eliminados não podem dar qualquer tipo de indicações aos jogadores que ainda se encontram em jogo

Uma variação consiste em ser atribuido a cada jogador um limite de bolas (ex. 20), enquanto que o Capitão tem bolas ilimitadas.

Objectivo:

– eliminar o Capitão da equipa adversária.


ATACAR DEFENDER

Descrição:

Este jogo é óptimo para treinar a atacar e a defender a bandeira, criando de imediato um confronto directo entre as duas equipas.

Requisitos:

– duas equipas
– uma bandeira e uma base

Tempo sugerido:

15 minutos

Regras:

– a equipa que está a defender não pode sair da base onde se encontra a bandeira
– a equipa que está a atacar pode faze-lo de qualquer ponto do campo
– os jogadores que são atingidos estão automaticamente eliminados do jogo e devem sair do campo o mais rápido possível.
– os jogadores que forem eliminados não podem dar qualquer tipo de indicações aos jogadores que ainda se encontram em jogo.
– não são atribuidos pontos pelos elementos da equipa que sobrevivem

Objectivo:

– a equipa que está a atacar deve alcançar a bandeira
– a equipa que está a defender deve impedir os elementos da equipa atacante de alcançarem a bandeira.


DUELO

Descrição:

Este jogo é ideal para ser jogado quando se é eliminado cedo.

Requisitos:

– dois jogadores e um terceiro como árbitro
– uma área sem obstáculos onde seja possível cada jogador dar 10 passos

Tempo sugerido:

não há

Regras:

– os dois jogadores colocam-se costas com costas
– cada jogador encontra-se munido de um marcador com apenas uma bola (pronta a ser disparada)
– ao sinal do árbitro, cada jogador dá 10 passos de acordo com a contagem feita pelo árbitro
– quanto a contagem chegar ao fim, os jogadores podem-se voltar e disparar.
– no final na contagem os jogadores não podem baixar-se ou sair do local onde se encontram.

Objectivo:

– eliminar o adversário.


FERIDOS

Descrição:

Este jogo é outra variante do Capture the Flag, mas com a particularidade de ninguém ser eliminado quando é atingido.

Requisitos:

– duas equipas
– duas bandeiras
– duas bases
– um campo com alguma simetria

Tempo sugerido:

30 minutos

Regras:

– as bandeiras são colocadas na base de cada uma das equipas
– todos os jogadores devem iniciar o jogo na sua respectiva base e só poderão sair após o inicio do jogo
– um jogador ao ser atingido fica ferido, e deve dirigir-se ao arbitro, e esperar até que um jogador da sua equipa lhe toque directamente
– um jogador ao estar ferido não pode disparar, nem ser atingido enquanto estiver ferido
– se um jogador é ferido quando transporta a bandeira, deve largá-la imediatamente no local onde foi atingido
– não existe limite para as vezes que um jogador pode ser ferido
– um jogador que esteja ferido pode abandonar o jogo em qualquer altura, apenas tem de dizer que vai sair
– (se um jogador estiver ferido e for tocado por um elemento da equipa adversária fica automaticamente eliminado do jogo)
– os jogadores que estiverem feridos ou eliminados não podem dar qualquer tipo de indicações aos jogadores que ainda se encontram em jogo

Objectivo:

– capturar a bandeira da equipa adversária e transportá-la para a outra base.


GUERRILHA

Descrição:

Este jogo é ideal para ser jogado quando existe um elevado número de jogadores.

Requisitos:

– grupos de 5 elementos (cada grupo deve estar identificado com uma cor diferente)
– uma área com boas dimensões
– um árbitro por equipa, de forma a facilitar a contagem dos pontos

Tempo sugerido:

30-45 minutos

Regras:

– cada equipa é colocada num determinado ponto, sem que exista contacto visual entre as diversas equipas
– as equipas permanecem no ponto de inicio até ao sinal do árbitro
– os jogadores que são atingidos estão automaticamente eliminados do jogo e devem sair do campo o mais rápido possível
– os jogadores que forem eliminados não podem dar qualquer tipo de indicações aos jogadores que ainda se encontram em jogo
– não são atribuidos pontos pelos elementos da equipa que sobrevivem

Pontuação:

– a equipa recebe um ponto por cada elemento da equipa adversária eliminado

Objectivo:

– eliminar o maior número possível de adversários para adquirir a pontuação mais alta.


CAÇA AO COELHO

Descrição:

Neste jogo um jogador, denominado por “Coelho”, defronta-se sozinho contra um grupo de jogadores.

Requisitos:

– um “Coelho”
– um grupo de jogadores
– uma área com bastantes obstáculos

Tempo sugerido:

20 minutos

Regras:

– cada jogador pode transportar apenas 20 bolas, há excepção do jogador que se encontra sozinho
– o “Coelho” pode transportar um número ilimitado de bolas
– são atribuídos 3 minutos de avanço ao “Coelho”
– os restantes jogadores partem todos do mesmo local 3 minutos depois do “Coelho”
– quando um jogador gastar todas as suas bolas fica automaticamente fora do jogo

Objectivo:

“Coelho” – sobreviver
Restantes jogadores – eliminar o “Coelho”.


SPEEDBALL

Descrição:

O Speedball é semelhante ao Capture the Flag, mas joga-se apenas com uma bandeira central.

Requisitos:

– duas equipas
– um bandeira
– duas bases
– um campo com alguma simetria

Tempo sugerido:

10 minutos

Regras:

– a bandeira é colocada no centro do campo
– todos os jogadores devem iniciar o jogo na sua respectiva base e só poderão sair após o inicio do jogo
– os jogadores que são atingidos estão automaticamente eliminados do jogo e devem sair do campo o mais rápido possível
– se um jogador é eliminado quando transporta a bandeira, deve largá-la imediatamente no local onde foi atingido
– os jogadores que forem eliminados não podem dar qualquer tipo de indicações aos jogadores que ainda se encontram em jogo

Objectivo:

– transportar a bandeira para a base da equipa adversária.


CASTELO

Descrição:

– Este jogo permite criar momentos de grande tensão.

Requisitos:

– duas equipas.
– um edificio, fabrica, bunker, etc.

Tempo sugerido:

25 minutos

– o tempo limite deve ser alterado de acordo com o tamanho do campo, o número de obstáculos, o número de jogadores, etc.

Regras:

– uma equipa inicia o jogo dentro do edificio
– a outra equipa inicia o jogo fora do edificio
– a equipa que se encontra no interior defende
– a equipa que se encontra no exterior ataca
– os jogadores que são atingidos estão automaticamente eliminados do jogo e devem sair do campo o mais rápido possível
– os jogadores que forem eliminados não podem dar qualquer tipo de indicações aos jogadores que ainda se encontram em jogo

Objectivo:

pode variar de acordo com as caracteristicas do edificio.
exemplos:
– eliminar todos os elementos da equipa adversária.
– resgatar um prisioneiro que se encontra no interior do edificio.
– ocupar uma determinada área do edificio.
– …


GUERRA CIVIL

Descrição:

Este é um bom jogo para descontrair.

Requisitos:

– duas equipas
– uma area de grandes dimensões sem obstáculos

Tempo sugerido:

Não há

Regras:

– cada jogador pode transportar um número ilimitado de bolas, mas não pode utilizar o ammobox
– os elementos de cada equipa colocam-se todos lado a lado, a cerca de 5 passos de distância uns dos outros, formando uma linha
– cada equipa parte de uma extremidade do campo, avançando passo a passo em posição frontal para a equipa adversária
– cada jogador tem de carregar a arma manualmente e apenas pode disparar um tiro de cada vez
– os jogadores são obrigados a avançar sempre na posição vertical e apenas podem parar para disparar

Objectivo:

– eliminar todos os elementos da equipa adversária.


PRISIONEIROS

Descrição:

Este jogo tem a vantagem de ninguém ficar de fora após ter sido atingido.

Requisitos:

– duas equipas
– duas bases

Tempo sugerido:

30 minutos

Regras:

– todos os jogadores devem iniciar o jogo na sua respectiva base e só poderão sair após o inicio do jogo
– os jogadores que são atingidos passam a ser prisioneiros e devem deslocar-se, para a base da equipa adversária, o mais rapidamente possível
– os prisioneiros devem permanecer na base da equipa adversária até que um jogador da sua equipa os retire de lá
– para retirar um prisioneiro da base da equipa adversária é necessário tocar-lhe directamente

Objectivo:

– ganha a equipa que conseguir colocar todos os elementos da equipa adversária na sua prisão ou aquela que conseguir colocar o maior número quando o tempo terminar.


VIP

Descrição:

Uma equipa deve escoltar o seu VIP (jogador previamente escolhido) até um ponto predefinido no campo de jogo, a partir da sua base.

Regras:

– Se o VIP conseguir chegar a esse ponto, a equipa de escolta ganha o jogo.
– A equipa adversária, dispõe de 2 minutos para preparar uma emboscada perto do ponto de chegada, ou onde ache mais oportuno.
– O VIP poderá usar o marcador de algum dos jogadores da equipa que tenha sido eliminado.
– Os jogadores que são atingidos estão automaticamente eliminados do jogo e devem sair do campo o mais rapidamente possível.
– Os jogadores que forem eliminados não podem dar qualquer tipo de indicações aos jogadores que ainda se encontrem em jogo.

Tempo sugerido:

30 minutos

Objectivo:

– Eliminar o VIP da equipa adversária.


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