Paintball: Anatomia de uma máscara

Em 1987 a 1ª máscara desenvolvida para paintball entrou no mercado, fabricada pela JT USA. Hoje muitas outras marcas dividem o mercado de sistemas de óculos e proteção de cabeça feitos especificamente para o esporte paintball.

Todas as grandes empresas oferecem uma boa variedade de componentes modulares, de modo que os jogadores têm muitas opções em cores e tipos de lentes, armação, espuma, tiras elásticas, proteção para a face, cabeça, orelhas, etc. Os jogadores podem escolher a máscara que satisfaça seu estilo, conforto e orçamento.

à“CULOS- A armação do óculos é o coração do sistema. Ele deve ficar no rosto de maneira segura e confortável, segurar a lente e ancorar a tira elástica. Deve ser grande o suficiente para que o jogador possa usar óculos por dentro, mas não grande demais para que não fique desconfortável ou bloqueie a visão. As armações “OTG” (Over The Glasses – Sobre os à“culos) são feitas especificamente para serem usadas com óculos, mas o espaço varia de marca para marca.

As armações são ventiladas por pequenos buracos ou fendas para que o ar possa circular, mas os buracos devem ser pequenos para evitar que tinta ou fragmento de casca de bolinha causem um impacto direto nos olhos.

PROTEà‡àƒO PARA O ROSTO- A parte de proteção para o rosto faz mais do que proteger nariz, boca, bochechas e queixo do impacto das bolinhas. Ele ajuda a segurar os óculos. Nestes tempos de armas que atiram muito rápido, se um jogador usar os óculos de paintball sem acoplar a proteção de rosto, fica muito fácil uma sequência de tiros pegar por baixo da armação dos óculos empurrando-a para cima deixando os olhos expostos. Também, se um jogador usando apenas óculos é acertado no rosto na base do nariz junto à armação, a bolinha pode correr pela linha do nariz, passar por baixo da espuma e atingir o olho.

Todos os fabricantes de máscaras recomendam o uso de proteção para a face. A partir de 1996 a NPPL (Liga de Jogadores Profissionais dos EUA) inlcuiram nas regras de torneios a obrigatoriedade do uso de proteção de rosto nas máscaras.

A proteção de rosto inclui plástico e materiais mais flexíveis. Os jogadores mais experientes costumam preferir os modelos com mais materiais flexíveis, pois dizem que fazem com que saiam menos do lugar quando a arma encosta na hora de mirar, além de absorverem mais o impacto, dificultando a quebra das bolinhas que a atingem.

A proteção de rosto pode ser completa (protegendo a frente do rosto, laterais, orelhas, testa e mais a viseira para proteger do sol) ou parcial (protegendo apenas a frente). Porém, as proteções completas são mais populares. Muitos destes sistemas são modulares, permitindo que você mesmo decida o grau de proteção que deseja.

LENTES- As lentes de paintball são feitas de plástico policarbonato, geralmente chamado Lexan. Este é o único tipo de plástico que combina a claridade óptica com a resistência a impacto necessária para resistir a um tiro direto de paintball a 300 pés por segundo, que é o limite padrão internacional. Logicamente este padrão de resistência adotado pelos fabricantes requer que a lente aguente uma certa variedade de impactos severos.

Geralmente há dois tipos de lente no mercado: a padrão e o modelo de ultra-amplitude de visão. Os modelos de ultra-amplitude tornam fácil avistar o oponente que tenta flanqueá-lo.

A visão de lado a lado não é tão importante quanto a visão para cima e para baixo. Todas as lentes limitam sua visão para baixo. Jogadores novos têm que se adaptar à sensação de não verem onde seus pés estão aterrisando qunado eles correm. Sua tendência é olhar para baixo, pra seus pés, o que torna a corrida lenta e desajeitada.

A maior parte dos fabricantes de lentes para paintball as fabrica incolores e coloridas. Por exemplo, a Scott oferece as cores cinza, amarelo, pêssego e degradées; a JT possui também cores com efeito cromo, que têm um brilho especial e cores novas como por exemplo o azul cromo. As lentes em tons de verde, cinza e fumée bloqueiam a luz solar e ajudam o jogador que usa roupa camuflada. Os tons da família do vermelho, âmbar e amarelo afetam a parte verde do espectro de luz, então a roupa camuflada se destaca da vegetação com muito mais contraste. Estas cores, principalmente o amarelo, parecem aumentar em vez de bloquear a luz ambiente. Elas são mais eficientes em dias nublados. O uso de lente amarela por tempo prolongado em dias ensolarados pode cansar sua vista.

Nota: As lentes amarelas vermelhas e âmbar podem dificultar a percepção de splats de cor clara. As amarelas tornam bastante difícil se ver um splat branco. Os juízes devem prestar atenção neste detalhe. Muitos jogadores têm mais de uma lente, para que possam trocar em diferentes condições de jogo.

As lentes também possuem uma cobertura especial que as tornam mais resistentes a arranhões.

EMBACIAMENTO- O maior desafio para os fabricantes de máscara e evitar o embaçamento. Em dias frios ou úmidos a umidade pode condensar dentro da lente, como nos vidros dos carros. E se você suar muito a situação ficará ainda pior.

ANTI-EMBACIANTE- Para jogadores que usam lente single, a aplicação de uma solução anti-embaçante do lado de dentro da lente ajuda. O anti-embaçante dificulta o acúmulo de umidade na lente, evitando o embaçamento. O problema é que ele sai, portanto deve ser aplicado várias vezes ao dia. Use o anti-embaçante recomendado para lentes de paintball. Há também uma película anti-embaçante transparente (muito parecida com acetato) chamada Combat Vision que adere à lente.

LENTES THERMAL- Se o tempo estiver muito frio ou úmido, o jeito é mudar para as lentes thermal. Estas lentes possuem a lente normal de Lexan do lado de fora para proteção contra impacto e uma lente fina anti-embaçante do lado de dentro. Entre estas duas lentes há um espaço termicamente isolado que corta o efeito da condensação causado pela variação de temperatura do lado de fora e de dentro da lente.

Lentes térmicas funcionam muito bem para evitar embaçamento, mas custam mais e você deve ter um cuidado especial ao limpá-las. Você não pode limpar a fina e macia camada de anti-embaçante de dentro sem riscá-la. Mesmo se você usar um pano bem macio, depois de um tempo a lente interna perderá sua claridade óptica. Também, o selo que une as duas lentes pode não vedar totalmente a água se você mergulhar a máscara.

MANUTENÇÃO- Todos os fabricantes de máscaras recomendam que você limpe a tinta de sua lente e da armação para evitar deterioração do Lexan. Use água e seque com um pano muito macio. NÃO USE limpa-vidros, Veja, querosene, álcool, etc., pois a química destes produtos pode atacar o Lexan e enfraquecer a lente!

Leve para o campo uma garrafa spray com água e use-a para limpar sua máscara. Papel toalha ou fralda de pano são boas para secá-la com cuidado.

Quando chegar em casa, desmonte-a e limpe totalmente inclusive os sulcos onde a lente se encaixa, e guarde-a em local seco e protegido para evitar arranhões.

Sempre que limpar as lentes, examine-as para ver se há pequenas rachaduras em forma de raios, principalmente nos cantos. Se houver, é sinal de que o Lexan já está desgastado e é hora de trocar a lente. Também, se você tomou um tiro direto na lente, particularmente a curta distância, sua lente estará enfraquecida e os fabricantes recomendam que ela seja trocada imediatamente. Seus olhos valem muito, mas muito mais do que o preço de uma lente nova.
Se você cuidar bem de suas lentes e evitar tiros de perto, elas estarão boas para cerca de um ano de uso. Muitos jogadores as trocam por causa de riscos e não por causa de arranhões ou rachaduras. Quanto a parte da armação, proteção de rosto e outros componentes, estes são praticamente indestrutíveis.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: