Paintball: Dicas

Quando você forma um time de competição, como deve escolher seus companheiros? Depois de escolher, como você deve treinar? Primeiro você deve se perguntar se pretende competir apenas por diversão, ou se quer competir para valer para obter boas colocações e ganhar torneios. Você quer jogar em pequenos torneios locais, ou pretende se aventurar nos grandes torneios?

Se você for o capitão, escolha um co-capitão, o segundo em comando. Esta pessoa deve ser acessível a seus companheiros de time tanto quanto o capitão. Ter um co-capitão que não ajuda em nada não adianta.

Se seu objetivo for vencer torneios, esqueça a idéia de escolher seus velhos amigos que sempre jogam com ou contra você no seu campo de costume. Procure. Recrute os melhores que houver. Inclua alternativas. Não hesite em cortar jogadores que não comparecem aos treinos, que tem atitudes negativas ou que não jogam bem.

Os times devem praticar com outras equipes com a máxima frequência possível e também reservar um tempo para praticarem suas técnicas entre eles mesmos. Outra boa dica é organizar atividades extra paintball com o grupo, como ir pescar, jogar bola, fazer um churrasco, etc. Isto aumenta a camaradagem e confiança entre o grupo.

PREPARAà‡àƒO:

Os jogadores de um time devem começar a se preparar mentalmente para um campeonato com uma ou duas semanas de antecedência. Certifique-se de que está em forma. Se você vai jogar num torneio num clima muito quente e úmido, hidrate-se. Tome muita água começando uma semana antes. Tente seguir este pequeno roteiro:

” Certifique-se de que checou todos os detalhes. Certifique-se de que seu equipamento está limpo, lubrificado e funcionando bem e de que você conhece bem as regras daquele torneio.

” Se necessário, visite um site de mapas como o http://www.apontador.com.br e obtenha indicações porta a porta, tempo aproximado de viagem, melhor rota, etc. O importante é chegar a tempo de andar o campo antes do início do torneio.

” Se houver gás em seu cilindro, conecte-o na arma e aproveite para checar se não há vazamentos. Vazamentos podem causar grande variação na velocidade o que certamente resultará em penalidades de cronógrafo.

” Tenha uma caixinha com itens indispensáveis, como ferramentas, o’rings, lacres de cilindro, lubrificante e baterias.

” Alguns dias antes comece a fazer um check list – vá incluindo todos os itens conforme você for se lembrando.

” Na véspera do torneio de uma boa conferida em seu check list para ter certeza de que não se esqueceu de nada. Não há nada pior do que sair da garagem com aquela sensação de “parece que esqueci alguma coisa” e só se lembrar do que era quando está a 30 km de casa…

CONSELHOS àšTEIS:

” Leve sempre uma troca de roupa para não encher o banco do seu carro de barro na volta.

” Tenha um saco de lixo grande para colocar suas luvas, joelheiras, chuteira e roupas sujas na volta. Isto deixará seu porta malas bem mais limpo!

” à‰ sempre bom levar água e isotônico, e em alguns casos também não é má idéia levar sanduíches e salgadinhos.

” Evite parar na estrada para admirar aquele lugar que “DARIA UM CAMPO DE PAINTBALL ANIMAL!” Quanto mais cedo você chegar no local do torneio mais tempo terá para andar o campo.

” Ao chegar ao local de destino (campo ou hotel) não deixe as bolinhas no carro. Além da possibilidade de roubo, nunca se esqueça de que as bolinhas são sensíveis à temperatura e o carro pode ficar muito quente quando fechado e as bolinhas seriam danificadas.

” Na noite anterior ao jogo coma uma boa refeição mas não fique acordado até tarde e NADA DE ÁLCOOL. Reúna o time para jantar e aproveite para repassar as táticas.

ANDAR O CAMPO? QUE à‰ ISSO?

Chegue com antecedência, pegue sua tabela de jogos e vá com seu time para o campo. Ande e corra pelo campo; conheça cada pedaço dele, divida-o em partes, descubra quais são os pontos de impacto, onde você pode forçar a barra ou onde você pode segurar o jogo.

Cheque os bunkers. Veja como são feitos, se tem buracos, quais os ângulos de visão, quais os ângulos de tiro. Não fique apenas andando no campo. Estude-o. à‰ muito fácil saber quais os times que andaram bem o campo: Eles ganham!

Se aprender a “ler” um campo não faz parte dos treinamentos do seu time, então vocês estão se esquecendo da parte mais importante! Você tem que saber onde as coisas estão, quais bunkers estão onde, que cobertura você tem, onde fica a bandeira, quais serão seus primeiros movimentos, quanto tempo leva para se ir de um bunker a outro, qual o trajeto mais seguro, de onde você pode ser visto e alvejado e além de tudo tem que imaginar quais os movimentos possíveis para seu adversário. Ponha-se no lugar dele e veja de onde ele tem melhor visão e ângulo de tiro. Lembre-se que geralmente os campos oferecem mais facilidade de um lado do que do outro, por mais simétricos que pareçam. Se seu time tiver tudo isso na cabeça a coisa certamente será muito mais tranquila… dificilmente vocês serão pegos de surpresa.

NO DIA DO JOGO

Se você tiver que registrar seu time, mande um de seus jogadores procurar um local para vocês na área de jogadores enquanto isso, pois por mais mesas que haja, parece que nunca são suficientes, já que alguns times aproveitam para tomar posse de varias delas e os mais atrasados acabam tendo que por o equipamento no chão.

Comece imediatamente a preparar tudo para o jogo: Encher os tubes e loaders, cronografar e regular as armas, encher os cilindros (geralmente se forma uma fila e os times que jogam primeiro acabam se atrasando) e medir as bolinhas nos canos para ver qual o mais adequado.

Se você tiver muita sorte seu jogo será o segundo ou terceiro. Isto lhe dará uma chance preciosa de assistir os jogos dos outros times. à‰ aí que você vai poder ver quais os bunkers mais usados, quais os mais vulneráveis e o quanto é possível avançar.

Times que encontram uma combinação de jogo que os faz ganhar costumam repetir a tática. Se você assistir estes jogos e puder se lembrar das posições dos jogadores isto lhe dará uma enorme vantagem quando for jogar contra eles. Quanto mais informação você tiver sobre seu adversário, maior será sua chance de sucesso. Esta é uma regra que também se aplica às conquistas do dia a dia.

O quanto é importante para você vencer o campeonato? Se esta for sua prioridade, então você terá que se comprometer com sua decisão. Em vez de passar metade do dia conversando com os amigos, certifique-se de que seu equipamento está sempre pronto


Comments are disabled.

%d bloggers like this: