Paintball: Não descuide da segurança!

O paintball encontra-se em fase de grande crescimento atualmente. Muitos jogadores novos e muitos que jogavam no passado, naquela época áurea em que o paintball explodiu no Brasil estão ressuscitando. Vários campos estão abrindo em todo o país.

Acho ótimo tudo isto, mas ao mesmo tempo, tenho visto o surgimento de problemas de segurança que eu nem sequer imaginava que ainda existissem.

Muitos jogadores que jogam em sítios e também alguns do extremo norte do país têm me apresentado casos de total desrespeito às regras de segurança mais elementares. Por exemplo, um grupo que apareceu em minha loja à procura de recarga de cilindro. Informei que, por questões de segurança, não damos carga em cilindros, para evitar que algum espírito de porco saia daqui e resolva atirar em pessoas nos pontos de ônibus, ou em carros, etc. que eles deveriam procurar um campo de paintball. Eles, que já não eram garotos, disseram que não fazem esse tipo de coisa, mas que não iriam jogar em campo e sim no sítio onde eles jogavam já há alguns anos. Quando eu olhei os cilindros, quase não acreditei. Eram daqueles pequenos, muito antigos e enferrujados e um havia sido polido em torno, estando até deformado e tão fina a parede! Ao ver isto, perguntei com que máscara eles jogavam e um deles me respondeu: “Nós não usamos máscaras. Outro dia tomei um no nariz que foi animal!” E eles nem sabiam o que era um cronógrafo! Eu fiquei boquiaberta. Passei quase uma hora dando uma aula de segurança aos três e, graças à Deus no dia seguinte eles voltaram e compraram máscaras apropriadas e cilindros seguros.

Não é pela venda do equipamento. O grande problema é que se um jogador destes acerta o olho do outro acidentalmente, as consequências são desastrosas e irreversíveis e este tipo de coisa repercute muito mal. Na Holanda a prática do paintball foi proibida devido a acidentes causados por pessoas mal informadas ou irresponsáveis. Quando vejo alguém que insiste em jogar com máscaras inadequadas ou até sem elas, costumo dizer que um olho de vidro custa muito mais caro do que uma máscara e ainda por cima é desconfortável e não enxerga.

Muitos estudos e pesquisas foram e continuam sendo feitas pelas fábricas de máscaras de paintball para que as lentes resistam com total segurança aos tiros, mesmo a curta distância. Mesmo assim, a resistência destas lentes acompanha a orientação dos fabricantes de armas de paintball e regras internacionais do esporte, que diz que a velocidade da arma deve ser de no máximo 300 pés por segundo. à‰ lógico que as lentes das máscaras têm uma certa tolerância, por precaução, mas não convém arriscar. Além disso, quando você utiliza a arma acima desta velocidade, além do risco de cegar seu adversário, seus tiros não terão precisão, pois as bolinhas começam a desviar e ainda você danifica as peças internas da arma.

As pessoas que realmente gostam de jogar, precisam levar o paintball a sério e praticá-lo como um esporte, com responsabilidade e ajudar a conscientizar as pessoas menos esclarecidas que atirar nos outros nas ruas é covarde, muito perigoso e pode levar à extinção do esporte no Brasil. O Paintball já é um jogo mal compreendido e tido como violento por muita gente. Não podemos colaborar com isto.

O caso dos cilindros é igualmente grave. Se você tem um cilindro em mau estado de conservação, ou polido, aposente-o. Alguém se lembra do que aconteceu com um cilindro lindamente polido que um jogador levou para encher na antiga loja Bahamas (hein, Bilão)? O cilindro explodiu com tanta força que quebrou todos os vidros da loja e nem a válvula foi encontrada; apenas um pedaço do fundo dele que mostrava o quanto suas paredes haviam sido desgastadas pelo polimento.

E os muitos casos de jogadores que colocam duas placas de lacre, durepoxi ou outras invenções mirabolantes para que “aquela droga de válvula de escape pare de estourar”? Pois se aquilo é uma válvula de escape, como o próprio nome já diz, a função dela é deixar que o lacre se rompa quando o cilindro está super pressurizado, pois se isto não acontecer, o que se romperá será o cilindro! Um lacre adulterado transforma o cilindro em uma bomba.

Queremos ver o paintball se desenvolvendo cada vez mais, para que tenhamos torneios cada vez maiores e mais disputados e só há um caminho para se chegar lá: Segurança e responsabilidade.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: