Paintball: Seja um alvo difícil

O fundamento básico do Paintball é muito simples: atire nos jogadores do outro time e não deixe que atirem em você. O que torna o jogo complexo, é que você tem que fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Em outras matérias já examinamos as táticas, técnicas e métodos de treinamento para melhorar o aspecto “você-atira-neles”. Agora começaremos a dar uma olhada nas técnicas e métodos de treinamento para desenvolver suas técnicas de “não-deixe-que-eles-atirem-em-você”. Esta parte começa com como usar a cobertura para se tornar um alvo difícil.

 Usando a Cobertura

Dois fatores determinam se você é um alvo difícil ou fácil. Primeiro, o quanto é difícil para o oponente localizá-lo (aquisição de alvo). E segundo, quanto do seu corpo e equipamento fica exposto quando o adversário atira (exposição de alvo). Destes dois fatores, o mais crítico é a aquisição de alvo.

O modo de se desenvolver de alvo fácil para um jogador “duro de matar” é se concentrar em dificultar sua localização. Se não podem localizá-lo e identificá-lo (aquisição de alvo), também não conseguirão atirar em você com precisão. Não se preocupe demais com a exposição de alvo. Se você se concentrar em dificultar a localização, automaticamente sua exposição será reduzida. Aí vão algumas dicas:

Â

Diminua: Quando atrás de um bunker, exponha-se o mínimo possível; apenas o suficiente para obter um tiro preciso. Ou seja: Se você pode atirar neles, eles também podem atirar em você. O jeito de fazer as chances serem maiores a seu favor é fazer de você mesmo um alvo do menor tamanho possível. (figuras 1 e 2).

Desta forma fica fácil atirar com precisão e voltar para dentro o mais rápido possível. Uma regra fácil é: “Se você tem que ficar em pé atrás do bunker para dar um tiro certeiro, então você está no bunker errado”.

Pela lateral, não por cima: Os perus sempre esticam seus pescoços par procurar pelo perigo. O mesmo fazem os novatos. Quando confusos e estressados, a primeira reação deles é espichar os pescoços para que possam enxergar o máximo possível, de um ponto o mais alto possível. Infelizmente para eles (jogadores, não perus), uma arma e/ou uma máscara subindo acima do bunker é o mesmo que uma placa dizendo “Atire em Mim”, detectada imediatamente.

Aqui estão 2 razões porque é muito mais seguro olhar e atirar pela lateral do bunker do que por cima deles: 1ª, quando você se levanta no bunker você se expõe a tiros vindos de praticamente todos os lados do campo; se você sair pela lateral você fica exposto a apenas um lado. 2ª, às vezes você expõe seu corpo e equipamento tanto por cima quanto pela lateral, porém há uma grande diferença, quanto você aponta pela lateral, você começa a atirar antes mesmo de colocar o corpo todo para fora. Isto é impossível quando se sai por cima, primeiro você terá que subir o corpo e só depois começar a atirar.

Seja ambidextro: Para aumentar sua vantagem em atirar pelas laterais do bunker, você deve ser um atirador ambidextro (segurar a arma e atirar com qualquer uma das mãos). Desta forma, tanto de um lado como de outro do bunker você terá que se expor muito menos, tornando-se um alvo muito menor e ainda poderá voltar para trás do bunker muito mais rapidamente.

Aprender a atirar tanto com a mão esquerda quanto com a direita é relativamente fácil e rápido. O maior obstáculo é sua mente. Você tem que ultrapassar a primeira sensação de desconforto e a partir daí desenvolver a confiança. Ambas as coisas vêm com a prática.

Uma dica para quem sente muita diferença entre o olho dominante e o outro: Em vez de manter os dois olhos abertos quanto atirar com a mão mais fraca, use o olho dominante.

Afaste-se do bunker: Não abrace o bunker. Afaste-se dele o máximo possível. Quanto mais perto você estiver da barricada, mais você terá que se expor para atirar. Também, quanto mais próximo dele você estiver, mais difícil será voltar para trás dele. E finalmente, se você estiver pressionado contra um lado do bunker você não conseguirá enxergar e atirar do outro lado.

Afastar-se do bunker dá a você muito mais versatilidade. A altura é basicamente sempre a mesma – o suficiente para se ficar ajoelhado atrás dele. Veja então a largura que ele têm e afaste-se dele mais ou menos esta medida. Isto permite que você se incline para fora e atire de qualquer lado com um pouco movimento e exposição. Além disso, você sempre pode se aproximar mais caso os tiros comecem a chegar mais perto.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: