Paintball: Tipos de jogos

BIG GAME… JOGO DE CENÁRIO… SPEEDBALL – O QUE à‰ ISSO? COMO SE JOGA?

Para muitos jogadores, o torneio é o nível mais alto de jogo disponível. Para outros, porém, o must do paintball é o big game. Nos Estados Unidos estes jogos são muito populares e você já deve ter ouvido falar neles: Anuncia-se um número obsceno de jogadores, bolas com preços baixos e algumas vezes o nome de celebridades do paintball. Há muitas pessoas no campo ao mesmo tempo! E naquela massa de corpos alguns jogadores sentem-se no céu!

Big games em campos desconhecidos podem reunir cerca de 70 jogadores jogando ao mesmo tempo e já se chegou a ter cerca de 2000 para o Skirmish World Record Games. Os objetivos destes jogos variam, mas falaremos disso mais adiante.

Você também já deve ter ouvido falar em “Scenario Games”, ou Jogos de Cenário. Apesar deste tipo de jogo também atrair muita gente, não é exatamente um Big Game.

Os jogos de Cenário tentam simular uma situação real de combate ou uma outra sequência de eventos plausível em que os jogadores são quase que atores desempenhando um papel, um tipo de RPG (Role-Playing Game) como Dungeons and Dragons. Os jogadores recebem uma identidade fictícia durante o jogo – essa é a principal diferença do Big Game. Quando estive em Montréal (Canadá) para um torneio de trios, tive a oportunidade de conhecer 2 campos onde se pratica este tipo de jogo. Um deles, o Tombstone onde foi realizado o tal torneio, é um campo indoor muito grande que simula uma vila do Velho Oeste, bastante caprichada por sinal, com saloons com aquelas portinhas típicas que balançam para dentro e para fora, hotel, bordel, casinhas, montanha, cachoeira, rio, pontes, etc. onde os jogadores costumam “encarnar” cowboys e brincar de “mocinho e bandido”. O outro campo ficava no alto de uma montanha e estava fechado naquela época, pois ninguém aguenta jogar num frio de 25 graus negativos, mas é um castelo medieval, com armas de paintball disfarçadas de balestras e lanças enormes com bolinhas de paintball na ponta para um combate corpo a corpo e eles jogam todos de armaduras!!! Creio que dos jogos de cenário de que já ouvi falar, este é sem dúvida o mais criativo, pois ver cavaleiros de armadura, uns lutando para invadir e outros para defender um castelo deve ser interessante.

Nestes jogos de cenário há determinados objetivos a serem alcançados, como defender determinados pontos, alcançar certos lugares, apossar-se de objetos dos adversários, etc. e os pontos são definidos por cada missão especial cumprida. Em muitos destes jogos, a soma de pontos é feita pela quantidade de objetivos alcançados e no final tem-se UM grande vencedor, e não um time vencedor. à‰ muito parecido com alguns jogos de video game.

Isto tudo é que torna o jogo de cenário diferente do big game. Os Big Games, apesar de reunirem muitos jogadores, continua sendo um jogo de captura de bandeira, com eliminações e basicamente as mesmas regras de qualquer jogo de paintball normal.

à‰ muito importante saber no que você está se metendo antes de jogar um big game, pois são eventos que normalmente duram muitas horas, chegando mesmo a jogos de 24 horas e portanto você precisará conhecer as condições do terreno de jogo, certificar-se de que não haja buracos, tocos de árvores ou pedras que possam se tornar perigosos caso anoiteça antes do final do jogo. Procure saber se o local possui lanchonete, água, se haverá ar comprimido, co² e bolinhas para comprar ou se você terá que levar tudo. Certifique-se de que haja sombra ou algum lugar mais fresco para que você possa deixar bolinhas, ou mesmo para você descansar. à€s vezes não é má idéia levar um guarda-sol ou mesmo uma tenda.

Chegue bem cedo, ache um bom lugar para estacionar e para ajeitar seu equipamento, encha cilindros e tubes, cronografe sua arma e depois relaxe e divirta-se vendo os atrasadinhos afobados correndo de um lado para outro, desesperados para ficarem prontos em tempo. Converse com os amigos e lembre-se de que em big games você não estará contando com as táticas tantas vezes ensaiadas com seu time. Você estará jogando com tanta gente que mal vai saber quem é contra ou a favor. Preste muita atenção às orientações dadas antes do jogo, pois geralmente há regras específicas. Alguns destes jogos, por exemplo, consideram tiros em determinados lugares como ferimentos e você tem então que ir para um “hospital” num canto do campo, onde um “médico” ficará cuidando de você durante um determinado tempo até que você esteja “curado” e possa voltar para o jogo.

Big games são interessantes. Nos Estados Unidos está se tornando comum o uso de roupas das mais variadas para este tipo de jogo, onde num mesmo jogo foram vistos jogadores de calça jeans e camiseta, um de smoking, alguns de terno, um vestido de Fred Flintstone, um chapéu de alce, com os galhos e tudo, capacetes de Vickings, aquela roupa e capuz do Waldo (no Brasil o nome é Onde Está o Wally?) além de se ver jogadores com armas pump muito antigas jogando entre as Shockers, Angels e RT´s e armas que usam cilindrinhos de 12 g. (aquele de garrrafa de chantilly). Big games tiram todo tipo de jogador de casa, pois eles sabem que não importa que arma você tenha ou quão bom é seu jogo, com centenas de jogadores no campo você fatalmente acabará encontrando alguns. A maioria dos jogadores atira pouco e os jogos são muito relax. Falando de relax, quando você for para um big game, deixe seu stress, nervoso, frustração e mal humor em casa. Um big game não é para demonstrar quem é o melhor jogador, mas sim para se conhecer pessoas novas, ir a lugares diferentes e ter um belo e descontraído dia de paintball. Jogadores que arrumam confusão arruinam o dia dos outros.