Paintball: Um jogo violento?

Quando você resolve jogar paintball, várias dúvidas aparecem não só na sua cabeça como na de seus familiares e amigos. Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que paintball é um esporte violento e perigoso. Este é o julgamento próprio de quem não conhece o esporte. Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, por este motivo é raríssimo um confronto físico entre os jogadores. Um jogo de paintball é certamente infinitamente mais seguro e menos violento do que uma partida de futebol, uma luta de box ou um campeonato de Ultimate Fighting!

Ao tirar o dia para jogar paintball, uma das coisas mais importantes a fazer é decidir em que campo vai jogar. Se você já tem algum conhecimento e já visitou alguns campos, isto é uma terefa fácil. Porém, caso seja a sua primeira vez, aconselho que visite alguns campos antes para saber o que eles podem lhe oferecer em termos de estrutura, conforto, qualidade do equipamento de aluguel -–nesta parte você deverá dar uma atenção especial ao tipo de máscara que o campo utiliza, pois é a principal parte do equipamento, uma vez que o único risco sério que este jogo oferece é a visão e uma máscara apropriada evita qualquer problema – se o campo dispõe de lanchonete, água etc., pois geralmente passa-se uma boa parte do dia no local e, se não houver comida confiável é melhor que você leve a sua.

Alguns campos oferecem roupas camufladas para aluguel. Caso você não as tenha, é uma boa opção por dois motivos: 1º, você não sujará suas roupas e, 2º, você durará mais tempo no jogo, principalmente se for em campo de mato pois a camuflagem permite que você fique menos visível.

O calçado a ser usado deverá de preferência ter cano alto e reforçado para proteger o tornozelo ao mesmo tempo em que ofereça conforto e mobilidade para correr em barrancos, pular valas, galhos, etc.

Se você tiver joelheiras, use-as. Elas tornam a vida muito mais fácil quando você vem correndo e tem que se ajoelhar rapidamente atrás de um bunker ou arbusto. Sem as joelheiras você teria que olhar para o chão antes de ajoelhar e certamente perderia o seu alvo, além de propiciar que o adversário fizesse algum movimento importante durante sua distração. Luvas também são muito úteis, pois evitam que você fira sua mão em algum galho, diminuem o impacto da bolinha e complementam a camuflagem deixando-o menos exposto.

Por último, verifique que tipo de máscara o campo oferece. Não se esqueça de que este deve ser sempre a sua principal preocupação. A máscara deve oferecer proteção para a face e para os olhos, devendo ser de marca conhecida, específica para a prática do paintball. As marcas mais conhecidas e comprovadamente de confiança são Scott, JT e Z-Leader. Se o campo onde você pretende jogar não oferece uma boa máscara, NàƒO JOGUE LÁ! Máscaras comuns não resistem ao tiro de paintball e o próprio estilhaço poderá causar ferimentos graves nos olhos. Se você realmente quer jogar naquele lugar, então gaste um pouquinho e compre uma máscara apropriada. Posso garantir que custará muito menos do que um olho de vidro! Outra dica importante: Após Ter comprado sua própria máscara, veja se compra um squeegee assim que possível. à‰ um dos equipamentos mais baratos, mas também é o único que permite que você limpe dentro do cano da arma caso estoure uma bolinha nele. Desta forma você terá a certeza de continuar dando tiros precisos.

Se você for alugar equipamento, vá mais cedo ao campo e pegue o equipamento. Você precisará de um tempo para se acostumar com a arma. Peça todas as instruções de que necessitar sobre a arma, como colocar e tirar o cilindro de CO², informações sobre regras de jogo, enfim, tudo o que você achar necessário. O campo deve ter pessoal treinado para lhe explicar tudo sobre o jogo e o equipamento.

Ao pegar a arma, vá para o cronógrafo checar a velocidade e em seguida vá para a área de tiro ao alvo e de alguns tiros bem lentamente, mirando cuidadosamente. Isto permite que você veja onde a arma está acertando, ao mesmo tempo em que você se acostuma com o gatilho. Atire assim mais algumas vezes. Mire novamente e atire o mais rápido que puder. Isto lhe mostrará o quão rápido você consegue atirar. Se o cilindro for pequeno, certifique-se de que você ainda tem gás suficiente antes de entrar em jogo.

Quando começar o jogo, procure ficar próximo a um jogador mais experiente que você, atuando como cobertura, por exemplo, para ir pegando as manhas do jogo. Procure dosar a quantidade de bolas que você possui para não acabar sem munição na hora em que você precisar atirar para cobrir seu companheiro de jogo.

Se você estiver jogando pela primeira vez, tente evitar os erros mais comuns dos iniciantes: Quando você estiver se movendo em lugar aberto, certifique-se de que alguém do seu time está lhe dando cobertura. Mova-se rápido e nunca pare em lugar aberto. Tente correr em zig-zag. Examine o campo a sua frente para encontrar bunkers ou obstáculos que possam esconder todo o seu corpo. Quando você encontrar um bom local, olhe em volta e assim que você estiver pronto para dar cobertura de aviso aos seus companheiros para que possam avançar. Iniciantes geralmente ficam tempo demais no mesmo lugar. Se você cometer este erro, o adversário o encontrará e atirará. Não deixe que o medo de levar tiro o torne cauteloso demais. Se você sente este medo, tente forçar-se a ser agressivo. Normalmente este medo desaparece após alguns jogos. Outro hábito que deve ser adquirido é o de checar sua retaguarda de vez em quando. Isto ajuda a evitar que atirem em você pelas costas e também lhe permite verificar a posição de seus companheiros.

Entre um jogo e outro observe outros jogadores, faça perguntas aos seus companheiros; a maioria dos jogadores fica feliz em poder explicar porque fazem determinadas coisas. Use o que você sentir que vai funcionar.

Estas diretrizes lhe darão uma considerável margem de vantagem sobre a maioria dos jogadores iniciantes e até mesmo sobre alguns já com alguma experiência. Não se esqueça que o paintball é um jogo de aventura e diversão. Mantenha seu senso de humor, tenha em mente que certamente vai levar alguns tiros e DIVIRTA-SE!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: